O Cardeal Gualterio Bassetti, presidente da Conferência Episcopal Italiana, agradeceu a todos os que se preocuparam com ele durante a longa convalescência por causa do coronavírus.

O Cardeal Bassetti esteve internado de 31 de outubro a 3 de dezembro e chegou a ficar na UTI devido à gravidade do seu estado.

Em uma carta publicada no site da Conferência Episcopal Italiana, o Cardeal explicou que “os dias que vivi no hospital por causa da Covid 19 foram um pouco como aqueles que Jesus passou no deserto”.

“Senti o calor, o cansaço de respirar, a luta do meu corpo para eliminar a infecção. Foram momentos difíceis para mim e são difíceis para todos aqueles que estão em uma condição de sofrimento e que têm a própria vida ameaçada”.

Ao mesmo tempo, “posso testemunhar que também senti a companhia de alguns anjos que me fizeram lembrar aqueles que estiveram com Jesus: são, principalmente, os profissionais de saúde, dos médicos aos enfermeiros, que cuidaram de mim em Perugia e depois em Roma”.

“Foram ‘anjos da guarda’ profissionais e amáveis. Só posso expressar minha gratidão a eles. Mas também quero aproveitar a oportunidade para agradecer a outros anjos: os profissionais da comunicação”, assinalou.

Recordou que “na Bíblia o anjo é o mensageiro: senti-me protegido por pessoas que estavam mais preocupadas comigo que pelo meu papel, que descreveram um homem doente antes que a doença de um cardeal. Obrigado por suas atenções, senti a proximidade de muitas pessoas que rezaram por mim”.

Por fim, encorajou “a buscar as sementes da esperança espalhadas na vida cotidiana para construir uma sociedade mais bela baseada na fraternidade”.

Publicado originalmente em ACI Prensa. Traduzido e adaptado por Nathália Queiroz.

Confira também: